A primeira caneta que desenha em 3D

Imagine desenhos feitos que saem do papel e adquirem uma forma em três dimensões: jóias, brinquedos e muitos outros objetos. Esse sonho pode tornar-se realidade graças à 3Doodler, a primeira caneta que desenha em três dimensões. 

No vídeo de apresentação desta inovadora caneta, os seus criadores, os norte-americanos Maxwell Bogue e Peter Dilworth (ambos engenheiros tecnológicos), explicam que a primeira caneta 3D do mundo não exige a utilização de nenhum software ou equipamento especial, ao contrário das sofisticadas impressoras 3D que têm feito sucesso no mundo tecnológico.
 
Esta caneta utiliza um cartucho com as cores em plástico ABS que depois é aquecido dentro do corpo da caneta até derreter e volta a solidificar quando chega ao exterior, criando estruturas sólidas e resistentes.

Os criadores apostaram no formato caneta por considerarem que esta é uma maneira simples de tornar as impressões 3D mais acessíveis uma vez que é um método econômico e simples. “Afinal, todo mundo sabe utilizar uma caneta”, salientam na sua apresentação. “Se você sabe rabiscar, riscar ou acenar no ar, também sabe usar a 3Doodle”, acrescentam.
 
Por enquanto, a 3Doodler ainda só existe em formatos de protótipo. Mas Peter e Mark já encontraram, na China, uma fábrica disposta a produzir a nova caneta em série e estão, agora, a realizar uma campanha de crowdfunding na plataforma KickStarter para angariar o financiamento necessário.
 
As possibilidades de criação da 3Doodler são infinitas: tanto se pode criar objetos em cima de uma superfície plana que depois se descolam, como criar de origem objetos verticais em 3D ou ainda criar várias peças separadas que depois se podem unir. A caneta também pode ser usada para criar “stencils” sofisticados ou para personalizar objetos como os telemóveis.
 
Neste momento, a marca está a trabalhar em conjunto com vários artistas que já criaram dezenas de obras de arte – de todos os estilos, tamanhos e feitios – recorrendo a esta técnica original. 
 
Fonte: boasnoticias.clix.pt

 

Esta entrada foi publicada em Geral, Tecnologia e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.