Aplicativo chantageia para que você cumpra seus objetivos

Começar a dieta, finalizar os livros da estante, largar o cigarro, acordar cedo, sorrir mais… Metas fáceis de serem estabelecidas, mas não tão simples assim de serem cumpridas. Pensando nisso, os brasileiros Raphael Caldas, Gustavo Succi e Jayme Cavalcanti deram um jeitinho de te ajudar a alcançar as metas impostas por você mesmo usando a chantagem. Não cumpriu? o Aherk! vai divulgar sua foto mais comprometedora

Aherk! é um aplicativo que funciona assim: Você escolhe uma meta e estabelece um prazo para seu cumprimento. Em seguida, faz o upload daquela sua foto comprometedora, aquela que seus amigos nunca mais vão parar de falar. Depois, quando o seu prazo terminar, seus amigos do facebook são convocados a uma votação para dizer se você conseguiu atingir ou não sua meta. Se você conseguiu, a foto permanecerá no anonimato de seu computador, mas, caso você tenha burlado o objetivo, a foto será imediatamente publicada em seu mural. 

Por causa da ideia inteligente e bem-humorada, o Aherk! entrou para a lista do site LifeHacker dos dez novos aplicativos que merecem divulgação. Leia aqui um papo com o Raphael Caldas, um dos criadores da Ahek!
 
De onde surgiu a ideia para criar o aplicativo?
Surgiu em meados do ano passado, quando estava chateado por não conseguir largar o cigarro. Tentava de tudo e acabava cedendo.Foi aí que pensei: "Precisava ter alguém para me chantagear… Pegar um segredo cabeludo e, caso eu não cumpra, divulgar para o mundo. O duro é que, se for bem amigo, cederá aos meus apelos caso eu falhe e se não for tão amigo, não vou nem confiar para começar”. Foi aí que me veio o momento eureka: vou criar um programa que faça exatamente isso e que seja, ao mesmo tempo, confiável. 
 
Então desenvolvemos a Aherk!. Eu fiz toda a programação do sistema e o visual do site, o Gustavo Succi pensou em mecanismo de integração com o Facebook e criou o sistema de votos de amigos e o Jayme Cavalcanti, dono da produtora web 14bis, veio com sua experiência para dar os tratos finais. 
 
Você se considera uma pessoa preguiçosa na hora de cumprir metas? 
As coisas estão indo melhor do que esperávamos. O aplicativo foi lançado apenas para amigos em novembro. Depois de um tempo abrimos para o público, mas não fizemos divulgação nenhuma. Depois de algumas matérias sobre o site, neste último mês, as coisas bombaram. Tivemos 15.500 visitantes únicos em 20 dias, o que é bastante expressivo para um site que está começando. 
 
Nosso objetivo nessa fase é pegar feedback dos usuários e tentar adaptar o site à expectativa das pessoas sem perder nosso toque de originalidade, humor e "reforço negativo". E antes do final desse semestre devemos ter uma opção no ar para visualizar o site em português. 
 
Você acha que as pessoas são sinceras na hora de escrever suas metas e fazer o upload de uma foto realmente comprometedora ou você acha que a maioria acaba usando o aplicativo apenas como brincadeira?
Muitos usam o aplicativo como mais uma plataforma de interação social, e não como uma ferramenta de produtividade. Esse uso me parece extremamente válido, e não temos nada contra isso – muito pelo contrário! Contudo, boa parte dos usuários realmente entende o potencial da ferramenta e a utiliza da forma correta. Os resultados, como senti na própria pele, são bastante promissores. 
 
Não é necessário fazer o upload de uma foto ultra comprometedora. Basta ser uma daquelas que você olha depois de tirar e fala "pelamordedeus, deleta!" Um feijão no dente quando sorri, ou aquela barriga que parece maior na camiseta listrada. De todo jeito, nossos produtos são mesmo dois: diversão e produtividade. 
 
Quais são seus projetos atuais? Pode dar uma prévia?
Atualmente estou desenvolvendo dois outros projetos. O primeiro é o ForFew e visa dar aos usuários do Facebook a possibilidade de compartilhar cada post apenas com as pessoas que determinar. Às vezes você quer botar uma coisa no seu mural, mas pensa: "Poxa vida, minha mãe vai ver" ou "Por que fui adicionar meu chefe? Agora não posso publicar isso aqui." O ForFew pretende resolver essa dor de cabeça. 
 
O segundo é a WebGabinete, um sistema de gestão de projetos para mandatos parlamentares bastante inovador, todo baseado em web e com gerenciamento de arquivos integrado.
 
Já teve alguma foto sua divulgada?
Até agora cumpri minhas metas direitinho e não tive fotos divulgadas. Com o Gustavo Succi, no entanto, a situação foi diferente. Não cumpriu uma de suas metas e teve sua foto divulgada para todo mundo.
 
Fonte: revistagalileu.globo.com
Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone
Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *