Aprenda a usar a ferramenta “Recomendações” no LinkedIn

Com ajuda de colegas de trabalho e amigos, recurso permite que usuário dê uma visão geral de suas habilidades aos recrutadores.

O modo como encontramos empregos e nos promovemos para potenciais empregadores está mudando rapidamente e o LinkedIn está tentando ajudá-lo a acompanhar essa evolução. A "rede social para profissionais" recentemente introduziu uma nova ferramenta chamada Recomendações (Endorsements, em inglês) que, com uma pequena contribuição de colegas de trabalho e amigos próximos, pode ajudá-lo a chamar a atenção de recrutadores.
 
Resuma suas habilidades
Recomendar alguém funciona mais ou menos como marcar uma pessoa em uma foto no Flickr. Adicione algumas tags de habilidades e recrutadores poderão achá-lo mais facilmente e ter uma visão geral das áreas em que você é especializado. Você também pode encontrar outros membros do LinkedIn com interesses similares e ter uma ideia melhor sobre campos relacionados que você pode se especializar.
 
Quando o usuário está conectado no Linkedin.com, o menu "Competências e especialidades" (Mais > Competências e especialidades) permite a busca por habilidades para adicionar no perfil. Digite algumas letras de alguma "competência" na caixa de pesquisa e a rede social irá sugerir algumas áreas e termos específicos.
 
Clique na sugestão para adicioná-la ao seu perfil e você verá uma página que diz mais sobre a habilidade, competências relacionadas que você talvez queira focar, localizações geográficas onde essa área é comum e outros membros da plataforma que você pode contatar.
 
Suas habilidades aparecem em seu perfil e é aí que a mágica começa. Quando seus colegas de trabalho e amigos logarem no LinkedIn, uma grande caixa azul aparecerá no topo da página e solicitará que seus contatos recomendem você e confirmem que você possui tais habilidades que afirma ter. Os contatos também podem visitar seu perfil para visualizar essa caixa.
 
Para recomendar alguém, simplesmente clique no botão "Recomendar". Isso requer menos tempo do que escrever uma carta de recomendação no LinkedIn – por isso é uma maneira fácil de obter e mostrar segundas opiniões que reafirmam seus conhecimentos.
 
Gerencie suas recomendações
Você recebeu uma recomendação de um amigo distante ou de um colega de trabalho que você preferiria não mostrar publicamente? Alguém adicionou alguma habilidade ao seu perfil que você não gostou? Você pode esconder essas recomendações do seu perfil. Basta ir em Perfil > Editar perfil. Role a página até a seção "Competências e especialidades", clique no botão "Editar" (representado pela imagem de um lápis) e mude para a aba "Gerenciar Recomendações".
 
Você pode adicionar 50 habilidades no total, mas apenas 10 delas serão exibidas nas recomendações. Escolha com sabedoria.
 
Vale a pena?
Os recrutadores têm olhado atentamente às cartas de recomendação escritas no LinkedIn e para as pessoas que as escreveram, mas o recurso "Recomendações" tem apenas alguns meses de idade. O mercado de trabalho é competitivo, e esta forma simples de oferecer um possível empregador uma visão geral de seu potencial valor poderia dar a você uma vantagem sobre os candidatos que obrigam os recrutadores a ler todos as mil palavras em seu perfil.
Fonte: idgnow.uol.com.br
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