Bateria flexível promete revolucionar os eletrônicos

O modelo pode armazenar a mesma quantidade de energia que uma bateria comum, com a vantagem de poder ser deformada em até 300% de sua forma original.

Uma equipe de engenheiros desenvolveu um novo tipo de bateria. O dispositivo possui a capacidade de poder ser deformado, dobrado e esticado de diversas maneiras, abrindo caminho para uma grande variedade de componentes eletrônicos, principalmente na área da Medicina. 

Os responsáveis pela invenção são Yonggang Huang, da Universidade Nothwestern e John A. Rogers, da Universidade de Illinois. De acordo com os inventores, a bateria flexível pode ser deformada em até 300% sem sofrer danos estruturais, podendo ser inclusive carregada e utilizada mesmo em condições extremas.
 
Segundo os cientistas, é possível que esse tipo de bateria funcione por até oito horas antes de precisar de uma recarga, que pode ser feita via wireless, por exemplo. Isso é possível porque a bateria flexível pode ter a mesma capacidade energética de um modelo convencional construído a base de lítio.
 
O segredo da peça são as conexões entre as células. Os fios ondulados têm espaço para se esticar, enquanto as células que armazenam a energia continuam fixas no lugar.
 
tecmundo.com.br
Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone
Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *