Como unir o mundo on e offline pode resultar em campanhas publicitárias incríveis

O crescimento da internet e a mudança nos hábitos de consumo trouxeram grandes desafios a muitas áreas e, particularmente, à publicidade. Hoje, para ser competitivo, não basta colocar um anúncio na TV, é preciso ir além. Não que a internet tenha “matado” a TV, como muitos diziam, mas uma boa campanha de publicidade sabe como interligá-las.

Como unir o mundo on e offline pode resultar em campanhas publicitárias incríveis

Assim surge o conceito de Cross Media (que em português literal significa “cruzamento de mídias”), que se refere à utilização de diversos canais de comunicação para chamar a atenção do leitor para uma campanha, entre televisão, rádio, outdoors ou internet. É a união do mundo on e offline para engajar as pessoas, que passam a poder falar de uma determinada marca ou produto tanto no Facebook e Twitter quanto no café da esquina.

Um bom exemplo de cross media – ou “comunicação 360 graus” – foi a campanha da Devassa, capaz de passar do mundo real para o virtual com o mesmo impacto e gerando um buzz que qualquer publicitário inveja. Para dar a conhecer a nova cerveja Devassa Bem Loura, foi lançado o teaser, que não era mais do que um pequeno filme veiculado na televisão, mostrando uma loura irreverente, sem no entanto revelar o seu rosto. No mesmo filme, os espectadores eram convidados a acessar um site.

Campanha Devassa #bemmisteriosa

Quem ficava curioso pra descobrir o que escondia aquela loura, acessava o site e descobria uma fechadura, explicando que para abri-la era necessário fazer um tweet com a hashtag #bemmisteriosa. O buzz estava lançado: mais de 44 mil tuítes depois, a fechadura revelou Paris Hilton e a campanha passava à segunda fase, a “revelação”. No dia em que os usuários conseguiram abrir a fechadura, a campanha voltou à televisão e foi parar nas revistas e rádios, já acompanhada do rosto de Paris Hilton.

Paris Hilton Ad/Devassa Beer

A campanha atingiu números extraordinários (44.994 tuítes #bemmisteriosa, 1 milhão de views num só site – Paris Hilton Ad/Devassa Beer –, além de prêmios) e mostrou como o mistério e a ligação entre diferentes plataformas pode funcionar tão bem.

Via Hypeness.com.br

 

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