E-commerce móvel dobra participação no Brasil em 2012

Segundo pesquisa da camara-e.net, as vendas de m-commerce representaram 10% do total realizado no país no ano passado. O uso de tablets foi liderado pelo iPad. 

As compras em sites de comércio eletrônico no Brasil realizadas por usuários de tablets e smartphones dobraram em 2012 em comparação com o ano anterior. Segundo pesquisa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – camara-e.net, o chamado m-commerce já representa 10% do total do varejo online no país, contra 5% no ano anterior.
 
O levantamento foi feito pela entidade junto aos seus associados do Comitê de Varejo e confirmou uma tendência que se mostrava forte no primeiro semestre do ano passado em consequência da forte adoção de equipamentos móveis pelos usuários brasileiros. As compras realizadas por iPads representaram 51% do total do m-commerce. Compras via iPhone representaram 20% e outros equipamentos responderam pelos 29% restantes. 
 
“Este número tende a crescer cada vez mais em função do barateamento das novas tecnologias, tanto dos smartphones quanto do acesso à internet banda larga e 3G, além da entrada da nova geração no mercado consumidor”, explica Fábio Pereira, coordenador do Comitê de Varejo da camara-e.net.
 
Segundo a camara-e.net, o período do Natal, computado entre os dias 15 de novembro e 23 de dezembro, equivale, em receita, a dois meses e meio de faturamento para o e-commerce brasileiro, representando R$ 3,1 bilhões de faturamento em 2012 contra R$ 2,6 bilhões em 2011.
 
O Brasil deve fechar o ano com um total de 43 milhões de e-consumidores e um faturamento projetado de R$ 22,5 bilhões, acompanhando o crescimento de 20% esperado para 2012. O ranking de categorias prediletas também mudou: entre as cinco categorias mais procuradas, eletrodomésticos ficaram com o primeiro lugar; seguidos de saúde, beleza e medicamentos em segundo. Em terceiro lugar, uma novidade, ficou o setor de moda e acessórios, que há cinco anos nem figurava entre os 20 mais procurados. Jornais e revistas ficaram em quarto lugar, seguidos de informática.
 
O aumento do uso de equipamentos móveis para atividades online é registrado também pelo Google. Segundo o  Mobile Playbook , 10% do total dos cliques de busca são feitos por celulares e, no Brasil, os usuários de smartphones já ultrapassam 27 milhões de pessoas. No YouTube, 75% dos 600 milhões de acessos a vídeos por dia são feitos via celular.
Fonte: idgnow.uol.com.br
Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone
Esta entrada foi publicada em Geral e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *