Falando sobre mídia: internet

A internet influenciou no comportamento das pessoas como jamais outro meio foi capaz. Todos estão conectados, independente do lugar e do horário. As pessoas fazem compras, relacionam-se uma com as outras e entram em contato com marcas diariamente pela web. 

É por isso que os investimentos em publicidade online não param de crescer. Atualmente a internet arrecada mais investimentos publicitários do que mídias mais tradicionais como o jornal, a revista e o rádio, ficando atrás somente da televisão.
 
Segundo o IAB (Interactive Advertising Bureau), os investimentos em publicidade online totalizaram R$ 4,5 bilhões em 2012. A participação do investimento online chega a 11,8%. O instituto ainda projeta que até o final de 2013 os investimentos chegarão a 31,8%, totalizando R$ 6 bilhões.
 
Não é a toa que os investimentos em internet crescem significativamente. Hoje em dia estar na internet não é uma vantagem competitiva para uma empresa, é uma obrigação. Confira algumas vantagens e desvantagens desse meio.
 
Vantagens:
 
Interatividade: a internet possibilita a interação com usuários como nenhuma outra mídia pode oferecer. Além disso, é uma ótima maneira de relacionar-se com os públicos de interesse de uma empresa.
 
Baixo custo: comparada com mídias mais tradicionais como a Televisão, por exemplo, não exige grandes investimentos.
As ações para a internet contém um custo bem inferior, podendo não conter custo algum dependendo da ação realizada.
 
Alcance: As ações realizadas na internet podem obter grande alcance. Pessoas do mundo inteiro podem ser impactadas por uma ação. As pessoas também podem ter conhecimento sobre o negócio, produto ou marca, sem sair do lugar onde estão e a qualquer hora do dia.
 
Seletividade: As ações realizadas na internet podem ser segmentadas para o publico desejado. Por exemplo, uma campanha realizada na web poderá ser direcionada ao publico desejado com mais eficácia.
 
Mensuração: As campanhas podem ser monitoradas e mensuradas através de informações como o tempo que o usuário ficou em um site, o número de visitantes, tempo que um internauta ficou navegando em um site, região onde o site foi acessado.
 
Desvantagens:
 
Filtros: Programas anti-spam e antipop-up podem bloquear a mensagem publicitária, fazendo com que o internauta não tenha conhecimento da informação que deve ser transmitida.
Exclusão: Infelizmente a exclusão digital ainda é considerável no Brasil. Principalmente em classes de menor renda o preço de computadores, smartphones, tablets que possibilitam o acesso à internet são muito caros. Ou seja, ainda há um baixo alcance nas faixas mais populares.
 
Saturação de informações: A quantidade excessiva de informações na tela pode gerar a saturação da mensagem ou passar despercebida. Além disso, a quantidade de informação também gera a poluição visual.
 
Esta entrada foi publicada em Geral, Tecnologia e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.