Foursquare fecha parceria para exibir anúncios ‘inteligentes’ no Brasil

Nesta terça-feira (28) o serviço social de geolocalização Foursquare anunciou uma parceria com a empresa IMS para otimizar seus anúncios.

Foursquare fecha parceria para exibir anúncios'inteligentes' no Brasil

Os anúncios, segundo a empresa, serão "mais inteligentes" e baseados na localização do usuário. A iniciativa deve começar a funcionar nos próximos meses no Brasil e também no México.

Recentemente, o Foursquare lançou um serviço de publicidade em seus aplicativos na América Latina com o objetivo de rentabilizar a plataforma e permitir que os estabelecimentos comerciais se inscrevam e anunciem na rede social. Tal serviço publicitário já está disponível há dois anos nos Estados Unidos. Países como Turquia e Reino Unido também contam com o recurso. 

A parceria com a empresa de marketing IMS tem como proposta, ao entrar em um shopping, por exemplo, mostrar ao visitante uma mensagem de um estabelecimento com imagem e texto. Ao jornal Folha de S.Paulo o diretor global de Vendas e Operações do Foursquare, Eric Friedman, disse que esta "é uma ótima oportunidade para uma loja dizer 'está por aqui? Veja o que temos para oferecer'".

Os anúncios serão exibidos de duas maneiras. A primeira é quando o usuário estiver procurando por um lugar no Foursquare. Ao acessar a aba "Descoberta", ele poderá encontrar locais patrocinados. Outra maneira é por meio da função de registro do aplicativo Swarm. Isso possibilitará que, quando chegue em algum lugar, o usuário receba um anúncio sobre alguma empresa local.

"Algo que aprendi nos últimos dois anos desde que lançamos publicidade nos Estados Unidos é que as pessoas estão à procura de um lugar para ir. E é o que tanto o Foursquare quanto o Swarm fazem naturalmente. Se você estiver no Foursquare e estiver procurando por um lugar para ir comer ou tomar uma xícara de café, é aí que nós mostramos o que chamamos de anúncio, onde o anunciante pode promover uma imagem ou texto para aparecer de forma natural para o usuário", diz Friedman.

De acordo com a empresa, o Brasil é um excelente mercado de atuação do Foursquare. Atualmente, o país é o terceiro maior em número de usuários, perdendo apenas para os Estados Unidos e Turquia. 
E é justamente por esse grande potencial que a montadora francesa Citröen decidiu que será a primeira empresa a trabalhar com a nova plataforma de anúncios. O objetivo, segundo comunicado de Alexander Greif Prudencio, gerente de marketing da fabricante no Brasil, é "diferenciar-se de outras montadoras" por meio de um público "qualificado" em momentos específicos.

Os anunciantes só serão cobrados quando o usuário interagir com o anúncio, semelhante a outros modelos de publicidade adotados por grandes empresas de tecnologia. 
O Foursquare está otimista porque, de acordo com seu gerente, tanto o Brasil quanto o México (um dos mercados que mais crescem na plataforma) apresentam um grande número de usuários ativos no app homônimo e no Swarm.
Em comunicado, o diretor de receita do Foursquare, Steven Rosenblatt, afirmou que "o cenário latino-americano tem um enorme potencial por sua audiência jovem e uma comunidade cada vez mais conectada através de aparelhos móveis".

Embora a empresa não divulgue seus dados de receita ou locais em todo mundo, é possível afirmar que o Foursquare conta com 55 milhões de pessoas em sua comunidade, sendo que mais da metade estão fora dos Estados Unidos. A plataforma tem 60 milhões de lugares em seu banco de dados, enquanto que 1,9 milhão de empresas no mundo já usam o serviço para conectar com seus clientes.

Fonte: corporate.canaltech.com.br

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