Google Docs ganha digitação por voz e busca integrada

A plataforma de produtividade do Google acaba de ganhar uma série de novidades. O pacote, composto pelos aplicativos Documentos, Planilhas e Apresentações, foi atualizado nesta quarta-feira e o carro-chefe do upgrade é o novo sistema de reconhecimento de voz — disponível apenas no Docs.

Google Docs ganha digitação por voz e busca integrada

Agora, basta tocar sobre o ícone de microfone presente no app e ditar ao seu tablet ou smartphone aquilo que deve ser digitado. O editor de texto então processa o que você acabou de dizer e transforma tudo em texto. Além de “apenas” fazer isso, o app se tornou capaz de traduzir texto para 40 idiomas diferentes.

Este novo recurso está disponível para Android, iOS e web e vem em um momento bastante interessante do duelo do Google com a Microsoft no mercado de editores de texto, planilhas e apresentações de slide. Isso porque a versão do pacote Office para mobile pode ser instalada gratuitamente e finalmente se apresenta como concorrente ao pacote do Google no mercado mobile.

Busca integrada dentro do aplicativo
Quando você usa o Docs pelo navegador, basta abrir uma nova aba para realizar uma pesquisa. No Android, porém, não é tão simples assim, afinal é preciso sair do app a fim de realizar uma busca. A partir de agora isso não é mais necessário, porque o aplicativo passa a contar com um sistema de busca integrado.

Basta usar o menu de três pontos e ir até a opção “Pesquisar”. Então, use a barra de buscas do Google e aproveite os resultados da melhor maneira possível. Inclusive, é possível adicionar imagens rapidamente ao seu texto por meio deste menu de pesquisa, facilitando ainda mais a adição de conteúdo às suas criações.

Por enquanto, a busca integrada está disponível apenas para usuários do Docs no Android. O Google ainda não confirmou nem negou se a novidade vai chegar aos dispositivos da Apple.

Acompanhe as últimas alterações
A última novidade adicionada exclusivamente ao Google Docs é a opção “Veja as últimas mudanças”. Por meio deste novo menu adicionado à interface do aplicativo, pode-se visualizar todas as alterações realizadas desde a última vez em que você abriu um documento. Caso este arquivo seja colaborativo, cada participante terá suas alterações exibidas em uma cor única, facilitando ainda mais a interpretação destas informações.

Mais novidades
Por fim, as mais recentes atualizações do pacote de produtividade do Google incluem novos templates para todos os seus aplicativos, bem como uma nova interface de usuário do Formulários Google. O Planilhas recebeu um upgrade no sistema de criação automática de gráficos. Já o Google Sala de Aula agora conta com uma extensão para Chrome que facilita o compartilhamento de páginas da web entre professor e alunos.

Via canaltech.com.br

Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone
Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *