iPhone registra vendas maiores e vê Android cair nos EUA, diz pesquisa

Segundo Strategy Analytics, smartphone da Apple aumentou sua fatia de participação de mercado no país. Plataforma rival da Google registrou 2 milhões a menos de vendas.

Apesar de a Apple ter ficado atrás da Samsung em números globais no último trimestre, a companhia não apenas está ganhando terreno da Google e seu Android em termos de vendas de smartphone nos Estados Unidos, como superou sua rival em uso geral.
 
Essa é claramente uma boa notícia para a Apple, que tem visto o Android mordendo em sua fatia de mercado desde que foi lançado. A companhia de Cupertino pode ainda aumentar sua vantagem no futuro próximo, já que muitos fãs do iOS podem ter decidido adiar suas compras aguardando a chegada da próxima versão do iPhone, que deve acontecer entre setembro e outubro.
 
A companhia de pesquisas Strategy Analytics reuniu uma séria de dados que apontam o forte interesse pelo iPhone nos Estados Unidos. Dos números globais para os específicos, va;e ter em mente que nesse último trimestre, os envios de smartphones na Terra do Tio Sam caíram 5% em relação ao mesmo período do ano passado, indo para 24 milhões de unidades. 
 
“Essa foi uma das taxas mais lentas de crescimento já registradas pelo importante mercado de smartphones dos EUA. Uma economia volátil, uma maior penetração de smartphones com contratos longos, e as grandes operadoras apertando suas políticas de upgrade para aumentar os lucros estiveram entre as principais causas dessa queda”, analisa a Strategy Analytics.
 
Divididos por plataformas, os envios de smartphones Android caíram de 15,3 milhões para 13,4 milhões nesse período, enquanto que o iPhone viu sua participação aumentar de 5,9 milhões para 7,9 milhões de unidades. Enquanto isso, a RIM, do BlackBerry, viu uma queda relativa preocupante, indo de 2,7 milhões para 1,6 milhões de aparelhos. Os números da Strategy não incluem dados de outras plataformas, como Windows Phone.
 
Em termos de participação de mercado nos EUA, o Android encerrou o trimestre com 56,3%, abaixo dos 60,6% no mesmo período de 2011. A Apple, em contraste, viu sua fatia de mercado aumentar de 23,2% para 33,2%. Como esperado, o BlackBerry seguiu a tendência das vendas menores e caiu 10,5% para 6,5% na comparação ano a ano. De acordo com estudo recente da Nielsen, essa diferença entre os rivais é ainda menor, com o Android liderando o mercado dos EUA com 51% contra 34% do iPhone.
 
No entanto, apenas os números de envios não mostram todo o quadro. De acordo com a consultoria StatCounter, os norte-americanos agora estão acessando mais a Internet com iPhones do que com smartphones Android. No final do segundo trimestre de 2011, o sistema móvel da Google controlava 32,64% do tráfego mobile nos EUA, enquanto a Apple tinha 35,59%. No trimestre seguinte, a diferença ficou mais apertada, com o Android registrando 38,17% de uso e o iOS 38,61%.
 
Desde então o uso por aparelhos iOS aumentou gradativamente com uma taxa maior do que a utilização via Android. Ao fim do primeiro trimestre de 2012, por exemplo, o iOS representava apenas um pouco mais de 47% do tráfego entre smartphone, com o Android vindo atrás com 41,42%. Ao fim do trimestre seguinte, o iOS registrou 49,3% , enquanto a fatia do Android caiu para 40,3%.
 
Os dados acima “casam” bem com um relatório recente das consultorias IDC e Appcelerator, que descobriram que os desenvolvedores de aplicativos corporativos preferem criar para o iOS em vez do Android. “O Mobile Report Q2 da Appcelerator/IDC, baseado em uma pesquisa com 3.632 desenvolvedores do mundo todo, descobriu que 53,2% dos desenvolvedores sentem que o iOS, da Apple, vai triunfar nas empresas, comparado com  37,5% que pensam o mesmo do Android. Essa é uma dramática virada de 16 pontos do que acontecia há três trimestres, quando os desenvolvedores pareciam estar em uma corrida sem vencendores com 44% para cada plataforma”, afirma a CIO.
 
Agora resta saber como a Apple e o Android vão se sair uma vez que a Microsoft lançar o Windows Phone 8 no mercado.
 
Fonte: idgnow.uol.com.br
Imagem: apps.oi.com.br
Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone
Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *