Marketing Viral – Tipos de abordagem, Cases e Insights

As Redes Sociais representam uma grande quantidade de tráfego, e isso se torna um excelente negócio, pois divulgando artigos ou produtos de qualidade, as pessoas vão querer distribuir por toda a rede.

Os mais bem sucedidos virais têm algumas coisas em comum e, por isso, para criar um “vírus” da campanha que se quer divulgar, ou seja, para torná-la um viral, é importante ter em mente os seguintes pontos:
    Livre para visualização, sem custo algum;
    Fácil de espalhar;
    Utilizar redes já existentes, lista de contatos no email para espalhar;
    Que seja única e interessante.

Outros atributos incluem o sucesso de escalabilidade (que é a capacidade de iniciar pequenas e acabar muito grande) que é resultado do terceiro item acima, utilizando recursos dos outros para ajudar sua campanha.

Estas regras são aplicáveis a quase todas as campanhas que se tornaram viral. O que temos que ter em mente é que Marketing Viral depende de pessoas para espalhar sua mensagem a outras pessoas, por isso terá que oferecer conteúdo de qualidade e atrativo, que as pessoas vão naturalmente querer espalhar.

Provavelmente, a mais bem sucedida campanha viral, e talvez nem tanto comentada, foi a do Hotmail (Serviço de correio eletrônico gratuito). O hotmail tornou-se bem sucedido, pois era gratuito e todo email enviado por seus usuários tinham links para o site da Hotmail, trazendo novos usuários para o serviço.

Outro exemplo bem sucedido são comércios que disponibilizam por email para seus clientes cupons ou alguma senha que oferece desconto para todas as pessoas que você repassar a mensagem. Alguns sites oferecem desconto adicional para o indicador. Vindo de site confiável, é uma técnica de abordagem excelente.

Um terceiro tipo de publicidade viral  são vídeos (no YouTube por exemplo) com conteúdo exclusivo e altamente sedutor para o internauta. Embora nem todos os vídeos virais são de campanhas publicitárias, algumas marcas criaram séries de vídeos virais que têm sido muito bem sucedida na televisão e na Internet.

Importante notar que o principal papel destas propagandas não é promover o produto, mas sim para envolver o público deste produto. Assim, este público vai repassar a mensagem para seus contatos já existentes. Isto pode significar muito dinheiro economizado em publicidade online grátis.

Na semana da morte de Michael Jackson um viral surgiu: o Eternal Moonwalk. O vídeo começa com o cantor fazendo seu passo de dança característico e na continuação, vários vídeos mandados por internautas. Muito legal, vale a pena ver a criatividade das pessoas nesse vídeo na criação do seu próprio Mookwalk. A idéia gerou um buzz na internet – algumas marcas até se beneficiaram de exposição pelos vídeos.

Social Media Marketing são técnicas de publicidade viral que podem capturar uma enorme audiência por uma fração do custo das tradicionais campanhas de marketing. Ao compreender o seu público-alvo e pela otimização dos atributos discutidos neste artigo é possível que sua campanha tenha chances de se tornar viral.

Fonte: Portal Mestreseo

Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone
Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *