Para adolescentes, e-mail serve apenas para se cadastrar nas redes sociais

Uso da ferramenta é alto dos 8 aos 9 anos, mas cai conforme a criança cresce, aponta estudo.

São Paulo – O e-mail não é um serviço muito utilizado pelas crianças e sua popularidade vai diminuindo à medida que vão se aproximando da adolescência, revela pesquisa realizada pela Viacom Networks Brasil, dona das marcas Nickelodeon, Vh1 e Comedy Central. Dos 8 aos 9 anos, 82% dos entrevistados possuem correio eletrônico. Depois, a taxa só diminui: dos 10 aos 12 anos, 55% usa e-mail, e dos 13 aos 14 anos apenas 27% usa o serviço. Para eles, o e-mail funciona apenas para se cadastrar nas redes sociais.
O estudo também mostra quais são as influências das redes sociais nos pequenos. Segundo a gerente de pesquisa da Viacom Networks Brasil, Beatriz Mello, as crianças acabam desenvolvendo habilidades diferentes e se tornando um consumidor mais atento. Ela cita como exemplo o episódio do aumento do custo do pão de queijo, na cantina de um colégio da cidade de São Paulo. “As crianças se mobilizaram, o assunto foi um dos mais comentados no Twitter e o pão de queijo voltou ao seu custo anterior”.
Cerca de 55% dos ouvidos usam as redes para conversar com amigos; outros 36% para jogos; 15% para postar e ver fotos; e o restante para enviar e receber recados. Segundo as crianças, as redes sociais são usadas para se auto-afirmar ou se promover, avisar os amigos o que estão fazendo, perguntar e responder sobre a vida deles e também “interagir e se divertir. As preferidas são: Facebook, Orkut, Twitter, Formspring, YouTube,Tumblr, além do MSN  (serviço de mensagem instantânea).
Segundo a pesquisa, as crianças brasileiras têm contato com a Internet a partir dos seis anos, e para 91% dos entrevistados dessa faixa etária, a rede mundial de computadores representa diversão. A partir dos oito anos de idade, 54% dos participantes disseram que a Internet é a principal fonte de busca do conhecimento (citando os buscadores Google e Yahoo!). Para crianças acima de 10 anos de idade, a interação se torna a principal característica da rede. Cerca de 85% delas se conectam para falar com amigos e interagir com outras pessoas.

Fonte: Portal Exame Abril

Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone
Esta entrada foi publicada em Geral e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *