O objetivo do projeto Project Loon, idealizado pelo Google, é criar uma rede de wi-fi para democratizar o acesso à internet, principalmente em áreas mais remotas. Para realizar esta ação, foram utilizados balões desenvolvidos especialmente para esse projeto.
O projeto está em fase inicial na Nova Zelândia, contando com testes voluntários em Christchurch e Canterbury. Os balões flutuam na estratosfera, há 20 km do solo (duas vezes mais alto que aviões).
Cada um dos balões do Project Loon conta com antenas que transmitem ondas de rádio-frequência, que cobrem mais ou menos 40 km de diâmetro – com uma velocidade parecida com a do 3G. Esses sinais, além de serem transmitidos uns aos outros, também podem ser captados no solo, por antenas especiais, que ainda estão sendo instaladas nas áreas de testes.
Segundo o Google, a ideia é conseguir passar as informações online para pessoas que não possuem acesso à internet – afinal, apenas 1 terço da população mundial consegue acessar. Além disso, o Projetc Loon também vai facilitar a comunicação dessas pessoas.
criatives.com.br