SOPA: Heróis como monstros contra a censura

A insatisfação gerada pela proposição do SOPA (Stop Online Piracy Act – Lei Antipirataria Online) pelo Congresso do Estados Unidos foi tão intensa em toda a internet que ela foi arquivada. O objetivo da lei era proteger os direitos autorais de músicas, filmes e programas de televisão, mas ela era tão invasiva que dava poderes ao FBI de fechar e processar sites estrangeiros que armazenassem e distribuíssem obras audiovisuais sem o pagamento dos devidos valores dos direitos autorais. Entre os muitos protestos vistos por toda a internet contra o SOPA, defendendo a liberdade de expressão e contra a censura, um dos mais interessantes é de autoria do artista gráfico norte-americano Alex Pardee.

Heróis contra o SOPA 
Ele pegou alguns dos heróis mais conhecidos do mundo e os redesenhou como monstros, em ilustrações belíssimas. Agora vem a explicação do significado da obra de arte: sob o nome de ICAN (corruptela em inglês para ‘eu posso’) a série de ilustrações foi criada para, segundo Alex, mostrar que ele pode se apropriar de qualquer ícone da cultura pop e transformá-lo do seu jeito, em nome da arte, independente do aprovação de leis como o SOPA. Tanto faz ele ser um personagem fofinho como Garfield como um super-herói badass como o Wolverine.
 
Ilustrações monstruosas
Alguns questionarão, com razão, se esse tipo de protesto realmente faz alguma diferença no andamento dos projetos de lei que pretendem reduzir a pirataria na internet. Bom, olhando pelo lado estritamente objetivo, é pouco provável que os congressistas americanos se deixem pressionar por uma dezena de ilustrações. Por outro lado (o mais importante), o artista conseguiu demonstrar sua insatisfação com estas leis e marcou posição junto à sociedade e de quem aprecia seu trabalho. E de quebra, conseguiu chamar atenção para sua arte como ilustrador, que você pode conferir logo abaixo:


 

Fonte: putsgrilo.com
Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone
Esta entrada foi publicada em Geral, Mídia Online. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *